Scripts no PSP X3

Ontem criei mais alguns scripts para meu próprio uso no Paint Shop Pro X3, e enquanto desenvolvia os scripts, tive a idéia de postar um artigo no blog sobre este assunto.
Os scripts no PSP X3 são relativamente fáceis de desenvolver pois você pode gravar macros usando a interface do próprio software e depois abrir os scripts gerados para customizar o que quiser. O que é muito, mas muito chato mesmo, é ter que prestar atenção em indentações dentro dos scripts, pois a linguagem que o PSP usa para montar os scripts é o Python.
Neste artigo, vou mostrar alguns procedimentos básicos que podem ser seguidos por usuários técnicos ou usuários que não tem tanta intimidade assim com tecnologia. Quem souber programar um pouco e tiver espírito “fuçador”, vai conseguir customizar os scripts em pouco tempo. Já os usuários menos técnicos, poderão usar as instruções para automatizar praticamente qualquer atividade no PSP sem maiores dificuldades.
Estou à procura de material técnico sobre estes scripts. O que me falta é a documentação sobre a integração do Python com a aplicação, etc. Se algum leitor souber informações, favor comentar.

  • Para começar veremos a gravação de um script através dos controles disponíveis no PSP.

Suponha que você esteja acostumado a fazer alguns ajustes básicos em todas as imagens, por exemplo, antes de postá-las no seu próprio blog. Esta tarefa pode se tornar bastante chata se feita manualmente. Para acabar com a chatice, vamos automatizar estes ajustes no PSP com o simples uso do recurso de gravação de scripts (macros). O tutorial abaixo refere-se à interface Full Editor do PSP X3. Em versões anteriores, ao menos a partir da versão X (que é a versão 10), o processo é bastante semelhante. Vamos lá:

  1. Abra uma imagem qualquer no PSP. É nesta imagem que faremos os ajustes na sequência em que serão gravados.
  2. Habilite a visualização da barra de ferramentas “Scripts”.
  3. Agora vamos anotar aquilo que desejamos fazer com a imagem, exemplo:
  4. Redimensionar
    USM
    Adicionar bordas

  5. Definidas as tarefas, vamos executá-las. Mas antes, precisamos apertar o botão “REC” que está disponível na barra de ferramentas “Script”. Isto significa que enquanto estivermos realizando os ajustes, o PSP vai estar gravando estas tarefas em um script.
  6. Vamos ao primeiro ajuste que definimos, redimensionar.

  7. Agora, o segundo ajuste, USM. Para quem não sabe, é sempre interessante executar o Unsharp Mask (USM) sempre que uma imagem for reduzida. Devido ao algoritmo de redução de tamanho, a imagem perde um pouco de nitidez e o USM vai recuperar esta nitidez.

  8. Vamos ao terceiro ajuste. O PSP felizmente tem uma ferramenta simples para adicionar bordas.

  9. Já realizamos todos os ajustes que queremos automatizar. Lembre-se que enquanto estávamos ajustando uma imagem, o PSP estava gravando todas as atividades em um script. Agora que terminamos o que queremos para este script, vamos salvá-lo com um nome que o descreva. Para tanto, basta clicar no respectivo ícone na barra de ferramentas “Script”. Em seguida, aceite o caminho padrão e nomeie o arquivo conforme lhe for conveniente.

  10. Agora que o script está salvo, ele já aparece disponível na barra de ferramentas “Script”. Vamos fazer agora um ajuste neste script, que neste caso é conveniente. Vamos alterar todas as ações do script para serem executadas no modo Silent. Isso significa que as caixas de diálogo de cada um dos ajustes que fizemos não vão aparecer quando o script for utilizado posteriormente.
  11. Selecionando o script:

    Clicando no botão Edit Script:

    Marcando todas as tarefas como Silent e em seguida salvando:

  12. Pronto, agora você já pode usar o script em suas imagens para agilizar os trabalhos. Basta abrir uma imagem qualquer, selecionar o script na barra de ferramentas Script, e clicar no botão Play.

É isso!
Experimente com outros ajustes. Você perceberá que alguns ajustes não são convenientes para serem usados no modo Silent. Se for mais a fundo, poderá usar também o processamento em batch que o PSP oferece.
Espero que este artigo seja útil, em breve postarei outros artigos ainda dentro deste assunto.

Obrigado e volte sempre.

5 Comments

  1. Olá Marcus bom dia,

    Estou tentando fazer um script e já consegui fazer tudo como queria porem as cores eu não consigo ele pega a cor que foi usada para faze-lo e não as cores do tube que vou usar.

    Será que voce poderia me ajudar?
    Agradeço imensamente.
    Neusa

  2. Neusa, terei prazer em ajudá-la no que estiver ao meu alcance. Estou enviando um email a você agora para que possamos nos comunicar por email.

  3. Oi Marcus,
    adorei a dica do silent, obrigada.
    Estou com a mesma dúvida da Neusa, sobre como fazer com que eu possa escolhar uma cor, na hora em que estou rodando o scrip.
    Agradeço se puder me dar uma dica.
    Beijinhos e bom final de semana.
    Nina

  4. Se me der mais detalhes da sua dúvida, talvez eu possa ajudar… Conte comigo!

  5. Estou fazendo um curso de PSP. A professora criou um script que várias das alunas já usaram, sem problemas. Quando tento, e já tentei no PSP9 e no 16, recebo mensagem segundo a qual “”Command could not complete because the layer is unsupported”.”. Dá erro e não consigo terminar a aula. O que pode ser isso? Obrigada. Regina

Trackbacks/Pingbacks

  1. Processando várias imagens em lote no PSP | Marcus Vinicius Tavares - [...] começar, recomendo que você leia o artigo Scripts no PSP X3 pois ele é uma espécie de introdução para …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*