Processando várias imagens em lote no PSP

Aqui veremos como podemos processar várias imagens no Paint Shop Pro X3 aplicando nelas um conjunto de ajustes que você vai definir. Esta é uma função simples e bastante útil do Paint Shop Pro, pois permite que você processe várias imagens para uma mesma finalidade, como por exemplo para publicar na web, revelar em papel fotográfico, ou para mostrar num porta retratos digital.

Neste artigo, vou usar como exemplo o processamento de fotos para um porta retratos digital, mas você poderá adaptar os procedimentos para outras finalidades.

Para começar, recomendo que você leia o artigo Scripts no PSP X3 pois ele é uma espécie de introdução para o que veremos aqui.

Vamos ao que interessa. Nosso objetivo, como já mencionado anteriormente, é processar um lote de imagens, aplicando a elas um conjunto de ajustes para que elas sejam otimizadas para visualização em um porta retratos digital. Vamos analisar a situação:

  1. Qual é o tamanho máximo (em pixels) da tela do porta retratos digital?
  2. Qual tamanho de arquivo jpeg que vai garantir um carregamento rápido de cada imagem no momento do slide show do porta retratos?
  3. Que ajustes básicos quero fazer nas fotos (além daqueles necessários para atender aos requerimentos anteriores)?

Vou responder às questões acima, da maneira mais direta possível. Respostas:

  1. 640×480. Este é o tamanho máximo que o meu porta retratos digital consegue mostrar. Qualquer tamanho maior que esse será escalado para 640×480 no momento da execução do slideshow, usando o software do próprio porta retratos. Isso com certeza causa uma demora excessiva entre uma foto e outra. E convenhamos que em termos de qualidade, não é provável que o software do porta retratos consiga fazer um trabalho melhor do que você e o PSP para reduzir o tamanho da foto.
  2. Isso vai depender do hardware que você tem no seu porta retratos digital, mas o importante é saber que tamanho do arquivo jpeg pode interferir na performance do carregamento das fotos. Portanto, mantenha o menor tamanho possível, sem comprometer a qualidade visual das imagens.
  3. No mínimo, é interessante ajustar, nesta ordem: Levels, Noise Reduction, Vibrancy, Resize, Unsharp Mask, Resize canvas.

Por incrível que possa parecer, os ajustes mais difíceis para automatizar são o Levels e o Resize Canvas.

No caso do Levels, eu ainda não encontrei uma maneira de automatizar o controle Auto-Levels. O Auto Levels funciona na maioria dos casos, então seria interessante colocá-lo no script. Como não sei automatizar o auto levels (talvez nem seja possível), eu vou recorrer a outros efeitos que podem melhorar a exposição, mas não são iguais ao auto levels.

Quanto ao Resize e ao Resize Canvas, as coisas complicam ainda mais, pois é necessário realizar alguns cálculos matemáticos para chegar ao tamanho suportado pelo porta retratos, sem perder as proporções e ao mesmo tempo não permitir que o software do porta retratos estique uma foto com orientação “retrato” (vertical) para encher a resolução horizontal. Esse esticamento, faria com que a foto perdesse a proporção. E acredite, alguns portas retratos fazem isso.

Bom, para simplificar o artigo, eu anexei o script aqui e os usuários poderão tirar dúvidas sobre o uso do scipt nos comentários desta postagem.

Mas antes de finalizar o artigo, falta explicar onde o script deve ser copiado e como fazer para executá-lo em várias imagens, certo?

Vou mostrar como adicionar uma nova pasta de scripts ao PSP. Esta nova pasta deverá ser usada para todos os seus scripts personalizados.

No PSP, clique File, Preferences, File Locations

image

Selecione “Scripts Restricted” na lista do lado esquerdo da caixa de diálogo. Em seguida, clique no botão Add para adicionar uma pasta de scripts

image

Escolhendo a pasta:

image

Agora que a sua pasta de scripts já figura entre as pastas que o PSP vai reconhecer, clique no botão ok.

image

Faça o download deste script e salve-o nesta mesma pasta.

 

A primeira parte está pronta! Agora só falta executar o script em várias imagens (em batch, ou lote, como quiser chamar). Para isso vamos recorrer ao processamento em lote que o PSP oferece.

Clique no menu File, Batch Process

image

No canto superior-direito da caixa de diálogo, clique no botão Browse

image

Agora, selecione as imagens que deseja processar. Se quiser processar todas, clique no botão Select All

image

Marque os checkboxes “Use Script” e “Silent Mode”, desmarque “Stop on error”, e selecione o scritp que você baixou do meu site.

image

Agora, escolha as opções de arquivo, ou seja, sobre como cada foto editada será salva. Eu recomendo fortemente que NÃO USE O MODO OVERWRITE pois se acontecer qualquer problema no script, você terá ainda os arquivos originais para tentar novamente.

Eu recomendo usar “New Type” pois você terá maior flexibilidade em escolher o formato de arquivo de destino, a pasta onde os arquivos serão salvos, etc. Recomendo escolher jpeg pois é um formato suportado por qualquer porta retratos digital. Nas opções de compressão do jpeg, 10 costuma ser um bom valor.

image

 

Depois de selecionar as opções, clique no botão Start e aguarde pacientemente o final. Durante o processamento, o computador poderá ficar bastante lento e o processamento de cada foto pode demorar um pouco dependendo do hardware que você tem no seu computador. O ideal é preparar todo o processo e deixar para executar o processamento num horário que o computador não será usado, como por exemplo durante a madrugada. Se você clicar no botão Start antes de ir para a cama, quando acordar terá todas as fotos editadas e prontas para colocar no seu porta retratos digital.

image

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*